sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Atividade da Unidade 4


Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino
Ensino Fundamental a partir do 2º Ciclo 3ª Fase ao Ensino Médio
Componente Curricular
Língua Inglesa
Tema
Aprendendo a Língua Inglesa por meio da WebQuest
Conteúdos
Construção de WebQuest de Língua Inglesa
Língua Inglesa no Brasil e no Mundo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver o espírito de pesquisa por meio da metodologia WebQuest.
Ter em acervos de WebQuests de Inglês atividades diferenciadas para aprendizagem da Língua Inglesa.
Duração das atividades
2 a 3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A história da Língua Inglesa no Brasil e no Mundo.

Estratégias e recursos da aula
Esta aula tem objetivo principal de apresentar a metodologia WebQuest e disponibilizar acervos de WebQuests de inglês para dar suporte as aulas de Língua Inglesa.
Mas o que é WebQuest?
A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular. Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet.
É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer a distância ou presencialmente.
A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões. 
Bancos de WebQuests
Imagem capturada de: http://www.webquestbrasil.org/criador/. PhpWebQuest, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR, disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/.
QuestGarden é uma ferramenta de autoria online de WebQUests, em inglês, desenvolvida pela equipe de Bernie Dodge pode ser utilizada gratuitamente até trinta dias, com a disponibilização de WebQuests e rubricas para avaliação. Disponível em: http://questgarden.com/
Webquest, em inglês, é ferramenta online e gratuita para a criação, disponibilização e pesquisa de WebQuests de seu próprio acervo. Disponível em: http://www.zunal.com/
Portal EDUTEKA, da Colômbia, que por meio do link projetos de classe possibilita a busca de WebQuests por disciplina e faixa etária. Disponível em: http://www.eduteka.org/ProyectosWebquest.php?catx=7&tipox=1, possibilita a criação e disponibilização online de WebQuests. 
Edutic WQ, é um site desenvolvido e disponibilizado pela Universidad de Alicante, desde 2003, apresenta ferramenta que permite publicar, disponibilizar e pesquisar WebQuests. Disponível em: http://www.edutic.ua.es/visualiza_wq/index.asp
Metodologia
Podemos encontrar WebQuests sobre os vários temas e conteúdos de estudo em Língua Inglesa.
Antes de cada atividade WebQuest os alunos foram orientados para a realização das atividades no laboratório de informática. A orientação se deu antes de serem encaminhados para este espaço, deixando claro quais os objetivos da atividade que realizariam no Laboratório de Informática, estabelecendo regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas, previamente.
As tarefas da construção das Webquests oportunizam aos alunos assumirem papéis de Investigadores, Organizadores e Publicitários. Papéis que poderão ser melhor compreendidos se vivenciarem a elaboração e análise das atividades.
Recursos Complementares
WebQuestBrasil – WebQuest na Rede: Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/node/4

MACHADO, S. F. e MENTA, E. A utilização das rubricas em cursos de educação a distância: uma proposta de avaliação autêntica. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São Paulo, SP: SBIE, 2007. Disponível em: http://www.sitedaescola.com/downloads/artigo_sbie2007.pdf
Avaliação
A avaliação nas WebQuests foi realizada por meio de rubricas construídas a partir de critérios conhecidos pelos alunos antes de executar as tarefas. A qualidade do produto criado pelos alunos é o foco principal deste, com vistas aos resultados da avaliação autêntica. Na avaliação autêntica, educador e educando se veem contemplados desde o momento da elaboração até a análise do produto final. Neste momento, abre-se espaço para as análises das interações, pesquisa e descobertas a partir dos critérios de avaliação. (MACHADO e MENTA, 2007).

2 comentários:

  1. Adorei Patrícia, você realmente internalizou a proposta. Não basta discutirmos o uso das novas tecnologias se não as utilizamos em sala de aula e mais se não as colocamos como algo que realmente faça sentido na vida do aluno

    Adorei

    Também estou pensando em trabalhar algo nesse sentido com meus alunos, pensei em montar podcast's ... vai ser um desafio... mas ...
    tenho certeza que vou conseguir

    abraços fraternos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,
      Concerteza vc é brilhante em tudo que faz.
      Com esforço e determinação podemos desempenhar um excelente trabalho.
      Essa idéia de aliarmos as NTICs realmente possibilita alcançarmos resultados significativos de aprendizagem.

      Abraços.

      Excluir