quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Atividade 2.6 Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet


ESCOLA ESTADUAL VILA RICA

PLANEJAMENTO
INTERNET, HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
 
DOCENTE
PATRÍCIA P. DA SILVA LOPES
ELÃ BALLIN

TURMAS
III CICLO III FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL “A e B”

VILA RICA
2011
Atividade 2.6 - Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet

Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Tema: Curso Introdução a Educação Digital e as TICs
Duração: 40 horas
Subtema: Módulo VIII – Informática e Internet
Duração: 40 horas
Carga horária: 80 horas

CONTEÚDOS

ü  Avanço dos meios de comunicação
ü  O que é a informática
ü  Desenvolvimento do computador
ü  Componentes de um computador
ü  Código binário
ü  Dispositivos de armazenamento
ü  Ergonomia ao utilizar o computador
ü  Histórico da internet
ü  Linguagem de internet
ü  Inclusão digital
ü  Como realizar pesquisa na internet
ü  A internet na escola
ü  Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital
ü  Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede
ü  Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico
ü  Debate na rede: bate-papo, lista e fórum de discussão, netiqueta
ü  Elaboração e edição de textos
ü  Apresentações para nossas aulas
ü  Criação de blogs
ü  Cooperação e interação em rede
ü  Solução de problemas com planilhas eletrônicas

FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS

ü  Formação contextualizada significativa que busca envolver o cursista na análise e solução de problemas/questões que fazem parte de sua vivência.
ü  Promoção da autonomia do sujeito.
ü  Interação na aprendizagem e construção do conhecimento.
ü  Tecnologias como meio e não como fim.
ü  Relação ação/reflexão/ação constante.
ü  Ênfase na aplicação prática no trabalho discente.

OBJETIVO GERAL

Este curso visa a contribuir para a inclusão digital dos educandos, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática diária, principalmente na escola.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü  Refletir sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na atuação profissional.
ü  Conhecer e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres, distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que possam contribuir para a solução de problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias.
ü  Desenvolver habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitem a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção, cooperação e publicação de textos na Internet.
ü  Refletir sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.
ü  Conhecer os avanços na comunicação ao longo do tempo;
ü  Compreender a importância da informática para a sociedade atual;
ü  Conhecer a origem da internet;
ü  Reconhecer a internet como importante meio de comunicação, pesquisa e informação;
ü  Criação de e-mails e blogs;
ü  Conhecer alguns cuidados ao utilizar o computador;
ü  Compreender a iminência da inclusão digital na sociedade atual.

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

Cada unidade prevê atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e práticas. Será observado ao longo deste processo formativo:
ü  Suas reações, dificuldades e facilidades no decorrer da realização das atividades do curso;
ü  As mudanças que ocorreram em seus hábitos e na prática de sala de aula que tenham relação com o curso;
ü  As reações dos alunos a essas mudanças;
ü  As trocas de experiência entre os colegas de curso.

DESENVOLVIMENTO

Considerando como tarefa essencial de todos valorizar a diversidade e a diferença que cada um dos alunos traz em sua bagagem pessoal e as características e condições do contexto sociocultural e educacional em que atuam, deve-se estimular o compartilhamento, o diálogo e a cooperação, nesse intuito inicia-se com alguns questionamentos:
ü  Que transformações provocam os meios de comunicação integrados aos computadores?
ü  Quais os novos modos de aprender?
ü  Qual o seu papel ante as tecnologias?
ü  Como usar o computador nas atividades escolares? E na vida cotidiana?
ü  Por que comunicar-se via Internet, criar blogs e publicar conteúdos?
ü  Como aprender a fazê-lo? O que muda?

O curso contém atividades que partem da vivência dos alunos e propõem um processo constante de ação-reflexão-ação. As atividades serão propostas e acompanhadas pelo professor formador, encarregado de proporcionar aos cursistas orientações pedagógicas que lhes permitam resolver os desafios provocados pelo uso do computador, programas, ferramentas de edição, navegação, apresentação, comunicação, interação, produção cooperativa e publicação na Internet.
Este curso se propõe a fazer com que cada um mude a própria postura e o modo como utiliza o computador, seja como ambiente tecnológico, como ferramenta mental, como ambiente social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagir e trabalhar com os colegas na escola, de forma individual, em grupos e entre grupos. Proporcionando novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital. O ideal é que, na comunicação e interação no curso, predomine uma via de mão dupla entre alunos, e professores, ampliando as possibilidades de interatividade, trocas de saberes, negociação compartilhada e cooperação. O resultado enriquecerá a experiência, a produção e a atuação de todos nós, conectados à Internet ou não.

RECURSOS

ü Giz
ü Quadro
ü Apostila
ü TV
ü DVD
ü Data show
ü Laboratório de Informática
ü Sistema Operacional Linux
ü Eproinfo
ü Pen drives

AVALIAÇÃO

“Melhor que ensinar é levar o outro a aprender” – Anísio Teixeira
A avaliação será processual, continua e cumulativa observando-se a evolução e a apropriação do conhecimento, do desempenho do aluno no decorrer das atividades em sala e extraclasse, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre as eventuais provas finais. Será avaliado: os saberes, as destrezas, as atitudes e o interesse dos alunos.
Serão utilizados como procedimentos avaliativos os itens abaixo:
ü  Observação do crescimento individual e coletivo dos alunos;
ü  Trabalhos individuais e de grupo;
ü  Síntese de textos;
ü  Produção de textos;
ü  Criação de e-mails e blogs;
Também será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes inerentes ao exercício das atividades, como:
ü  Pontualidade;
ü  Assiduidade;
ü  Envolvimento com colegas e disciplina;
ü  Participação nas aulas;
ü  Capacidade de análise e síntese;
ü  Autonomia nos estudos.

BIBLIOGRAFIA

Introdução à educação digital: guia do formador. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008.

Introdução à educação digital: caderno de estudo e prática / Beth Bastos ...[et al.] – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008. 268 p.

FAVALLI, Leonel Delvai; PESSOA, Karina Alessandra & ANGELO, Elisangela Andrade. Projeto Radix: Ciências, 9º ano. São Paulo: Scipione, 2009.

Sica, Fernando Cortez. Educação e Informática: um diálogo essencial / Fernando Cortez Sica, Neide das Graças de Souza Bortolini. – Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro Preto, 2007.

Portal EducaRede: www.educarede.org.br

Portal Domínio Público: ttp://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

Rede Interativa Virtual de Educação ( Rived): http://rived.proinfo.mec.gov.br/ [para pesquisar objetos: http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php ]

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