PLANEJAMENTO
INTERNET,
HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
DOCENTE
PATRÍCIA
P. DA SILVA LOPES
ELÃ BALLIN
TURMAS
III
CICLO III FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL “A e B”
VILA RICA
2011
Atividade
2.6 - Planejando uma atividade com hipertexto ou Internet
Área: Ciências da Natureza e suas
Tecnologias
Tema: Curso Introdução a Educação Digital
e as TICs
Duração:
40 horas
Subtema:
Módulo VIII – Informática e Internet
Duração: 40 horas
Carga horária:
80 horas
CONTEÚDOS
ü
Avanço
dos meios de comunicação
ü
O
que é a informática
ü
Desenvolvimento
do computador
ü
Componentes
de um computador
ü
Código
binário
ü
Dispositivos
de armazenamento
ü
Ergonomia
ao utilizar o computador
ü
Histórico
da internet
ü
Linguagem
de internet
ü
Inclusão
digital
ü
Como
realizar pesquisa na internet
ü
A
internet na escola
ü
Tecnologias no cotidiano: desafios
à inclusão digital
ü
Navegação, pesquisa na Internet e
segurança na rede
ü
Comunicação mediada pelo
computador: correio eletrônico
ü
Debate na rede: bate-papo, lista e
fórum de discussão, netiqueta
ü
Elaboração e edição de textos
ü
Apresentações para nossas aulas
ü
Criação de blogs
ü
Cooperação e interação em rede
ü
Solução de problemas com planilhas
eletrônicas
FUNDAMENTOS PEDAGÓGICOS
ü Formação
contextualizada significativa que busca envolver o cursista na análise e
solução de problemas/questões que fazem parte de sua vivência.
ü Promoção
da autonomia do sujeito.
ü Interação
na aprendizagem e construção do conhecimento.
ü Tecnologias
como meio e não como fim.
ü Relação
ação/reflexão/ação constante.
ü Ênfase na aplicação prática no
trabalho discente.
OBJETIVO GERAL
Este curso visa a
contribuir para a inclusão digital dos educandos, buscando familiarizá-los,
motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de
computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e
recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos
diversos aspectos da vida, da sociedade
e de sua prática diária, principalmente na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Refletir
sobre o impacto da tecnologia e suas contribuições na vida cotidiana e na
atuação profissional.
ü Conhecer
e utilizar o sistema operacional Linux Educacional e outros softwares livres,
distribuídos em conjunto com os computadores do Proinfo, que possam contribuir
para a solução de problemas e propostas pedagógicas mediadas por tecnologias.
ü Desenvolver
habilidades necessárias ao manejo do computador e de programas que possibilitem
a elaboração e edição de textos e de apresentações multimídia, a comunicação
interpessoal, interatividade, navegação e pesquisa de informações, produção,
cooperação e publicação de textos na Internet.
ü Refletir
sobre propostas de dinamização da prática pedagógica com os recursos
tecnológicos disponibilizados no computador e Internet.
ü Conhecer os avanços na comunicação
ao longo do tempo;
ü Compreender a importância da
informática para a sociedade atual;
ü Conhecer a origem da internet;
ü Reconhecer a internet como
importante meio de comunicação, pesquisa e informação;
ü Criação de e-mails e blogs;
ü Conhecer alguns cuidados ao utilizar
o computador;
ü Compreender a iminência da inclusão
digital na sociedade atual.
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO
Cada unidade prevê
atividades de aprendizagem, envolvendo conceitos, procedimentos, reflexões e
práticas. Será observado ao longo deste processo formativo:
ü Suas
reações, dificuldades e facilidades no decorrer da realização das atividades do
curso;
ü As
mudanças que ocorreram em seus hábitos e na prática de sala de aula que tenham
relação com o curso;
ü As
reações dos alunos a essas mudanças;
ü As
trocas de experiência entre os colegas de curso.
DESENVOLVIMENTO
Considerando como
tarefa essencial de todos valorizar a diversidade e a diferença que cada um dos
alunos traz em sua bagagem pessoal e as características e condições do contexto
sociocultural e educacional em que atuam, deve-se estimular o compartilhamento,
o diálogo e a cooperação, nesse intuito inicia-se com alguns questionamentos:
ü Que
transformações provocam os meios de comunicação integrados aos computadores?
ü Quais
os novos modos de aprender?
ü Qual
o seu papel ante as tecnologias?
ü Como
usar o computador nas atividades escolares? E na vida cotidiana?
ü Por
que comunicar-se via Internet, criar blogs e publicar conteúdos?
ü Como
aprender a fazê-lo? O que muda?
O curso contém atividades
que partem da vivência dos alunos e propõem um processo constante de
ação-reflexão-ação. As atividades serão propostas e acompanhadas pelo professor
formador, encarregado de proporcionar aos cursistas orientações pedagógicas que
lhes permitam resolver os desafios provocados pelo uso do computador,
programas, ferramentas de edição, navegação, apresentação, comunicação,
interação, produção cooperativa e publicação na Internet.
Este curso se propõe a
fazer com que cada um mude a própria postura e o modo como utiliza o
computador, seja como ambiente tecnológico, como ferramenta mental, como
ambiente social na hora de estudar, produzir, comunicar-se, interagir e
trabalhar com os colegas na escola, de forma individual, em grupos e entre
grupos. Proporcionando novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo
com a tecnologia ao promover a inclusão digital. O ideal é que, na comunicação
e interação no curso, predomine uma via de mão dupla entre alunos, e
professores, ampliando as possibilidades de interatividade, trocas de saberes,
negociação compartilhada e cooperação. O resultado enriquecerá a experiência, a
produção e a atuação de todos nós, conectados à Internet ou não.
RECURSOS
ü Giz
ü Quadro
ü Apostila
ü TV
ü DVD
ü Data show
ü Laboratório
de Informática
ü Sistema Operacional
Linux
ü Eproinfo
ü Pen drives
AVALIAÇÃO
“Melhor
que ensinar é levar o outro a aprender” – Anísio Teixeira
A
avaliação será processual, continua e cumulativa observando-se a evolução e a
apropriação do conhecimento, do desempenho do aluno no decorrer das atividades
em sala e extraclasse, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os
quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre as eventuais provas
finais. Será avaliado: os saberes, as destrezas, as atitudes e o interesse dos
alunos.
Serão
utilizados como procedimentos avaliativos os itens abaixo:
ü Observação do crescimento individual
e coletivo dos alunos;
ü Trabalhos individuais e de grupo;
ü Síntese de textos;
ü Produção de textos;
ü Criação de e-mails e blogs;
Também
será considerado o desenvolvimento de capacidade e atitudes inerentes ao
exercício das atividades, como:
ü Pontualidade;
ü Assiduidade;
ü Envolvimento com colegas e
disciplina;
ü Participação nas aulas;
ü Capacidade de análise e síntese;
ü Autonomia nos estudos.
BIBLIOGRAFIA
Introdução à educação digital: guia do
formador. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação à
Distância; 2008.
Introdução à educação digital: caderno
de estudo e prática / Beth Bastos ...[et al.] – Brasília: Ministério da
Educação, Secretaria de Educação à Distância; 2008. 268 p.
FAVALLI, Leonel Delvai; PESSOA, Karina Alessandra & ANGELO, Elisangela Andrade. Projeto
Radix: Ciências, 9º ano. São Paulo: Scipione, 2009.
Sica, Fernando
Cortez. Educação e Informática: um diálogo essencial / Fernando Cortez Sica,
Neide das Graças de Souza Bortolini. – Ouro Preto: Universidade Federal de Ouro
Preto, 2007.
Portal EducaRede: www.educarede.org.br
Portal Domínio Público:
ttp://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Rede Interativa Virtual de Educação ( Rived):
http://rived.proinfo.mec.gov.br/ [para pesquisar objetos:
http://www.rived.mec.gov.br/site_objeto_lis.php ]
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